Gloxinia

Gloxínia é um gênero botânico pertencente à família Gesneriaceae. Primeiro foi encontrado nos Andes da América do Sul. Também é encontrado na America Central e parte da Ásia. Entre as cores de seus variados tipos encontramos tons laranjas, rosas, vermelhos, roxos e algumas compostas, como púrpura ou vinho com branco nas bordas das pétalas. Devido sua beleza extremamente marcante, as Gloxínias tem como significado o amor à primeira vista, e, quando utilizada como presente, pode expressar a intenção de namoro ou casamento.


Para quem deseja cultivar flores que dão o ano inteira, as flores de Gloxinias são uma ótima opção, visto que florescem durante todo o ano, entrando em períodos de dormência apenas entre as florações.

São flores de pequeno porte, atingindo somente 30cm de altura. São lindas flores que são encontradas em diferentes cores como vermelho, lilás, entre outras.

 
Seu cultivo é feito com a retirada do tubérculo da terra, que deverá ser colocado em lugar seco e arejado.

Esse primeiro processo pode ser feito no outono, momento em que a planta entra em dormência e as folhas caem. Quando a primavera chegar é hora de preparar o vaso para receber as plantas. Crie um substrato com adubo animal curtido pode ser de aves ou gado e não esqueça de misturar húmus de minhoca ou composto orgânico.

O vaso deve possuir uma boa drenagem. Por fim, pode colocar o substrato que foi preparado e abrir os buracos para receberem o tubérculo. Não aperte e nem enterre, apenas depois de colocar o tubérculo jogue um pouco de substrato por cima. Nos primeiros dias, deixe a sua planta em lugar quente e com boa iluminação. E não precisa adubá-la novamente quando as flores começarem aparecer, assim como a rega deverá ser feita somente com o substrato quase secando.

A temperatura ideal para cultivar as gloxínias é de 22 a 24 graus.

0 Comentários