Molinésia Dalmata

Nome Popular: Molinésia, Molly, Molinésia Dálmata

Família: Poeciliidae

Origem: México, Colômbia, Venezuela    

Sociabilidade: Harém, grupos

pH: 7.0 a 7.8

Temperatura: 21 a 28ºC

Dureza da água: Média a dura

Expectativa de vida: Cerca de 3 anos

Manutenção: Fácil

Tamanho adulto: Aproximadamente 8 cm para os machos e 12 para as fêmeas

Alimentação: Onívoro, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos e fontes de proteína vegetal para o complemento da dieta, além de ração específica para a espécie.

Dimorfismo sexual: O macho é menor e apresenta a nadadeira anal modificada, em formato cilíndrico, que recebe o nome de gonopódio. A fêmea é maior, possui o ventre mais roliço e sua nadadeira anal é em formato de “leque”.

Comportamento:  São pacíficos e vivem em grupos.

Reprodução: Fecundação interna, o macho persegue a fêmea em busca de uma oportunidade para a fecundação, que é feita com a ajuda do gonopódio. Depois da cópula, a fêmea demora cerca de um mês para liberar os filhotes, durante este período o seu ventre vai aumentando de tamanho – conforme os filhotes se desenvolvem dentro dos ovos – e uma mancha escura vai se tornando mais evidente na área próxima à nadadeira anal.

É recomendado o uso de plantas flutuantes no aquário para que eles possam se esconder entre suas raízes (ou plantas fixas, que ofereçam abrigo entre suas folhas) e assim o risco de virarem alimento dos adultos diminui.

As fêmeas possuem a capacidade de armazenar o esperma do macho por vários meses, conseguindo assim realizar a reprodução, sem precisar novamente da presença deles durante este período.

0 Comentários